capa do livro

Aumenta que isso aí é Rock and Roll

Mídia, Gênero Musical e Identidade

Jeder Janotti Jr

Percorrer as prateleiras de uma loja de discos é abrir-se para o reconhecimento da impossibilidade de dar conta de toda a música produzida no globo e ao mesmo tempo ser tentado a compreender as produções de sentido presentes em um pequeno nicho desse universo. O nosso exemplo aqui é o rock.

O presente livro propõe-se a examinar certas especificidades referentes às práticas juvenis, localizadas na sua tensão com os processos midiáticos de caráter global que identificam a cultura contemporânea. Assim, a abordagem do rock como fenômeno midiático é efetuada a partir dos fenômenos da globalização, dos desenvolvimentos tecnológicos que permeiam as experiências culturais e de traços característicos que articulam tanto a produção como o reconhecimento de produtos que circulam em níveis global e local. Esse percurso coloca em relevo as relações entre o sentimento de pertença que conforma os grupamentos juvenis e as identidades forjadas na tensão entre características mundializadas e suas apropriações locais.

Desse modo, Jeder Janotti Jr. procura contextualizar o rock em sua relação com as mídias na cultura contemporâneaa partir de dados históricos e de reflexões de autores oriundos dos estudos culturais e/ou da história das mídias. Longe de apontar um distanciamento entre o consumo como ato cultural e as transformações tecnológicas, o rock exemplificava essa junção.

Veja também

capa do livro

Ontem, Hoje e Sempre

Maria Lúcia Gomes de Matos

capa do livro

Comunicação escrita

A busca do texto objetivo

Maria Clara Jorgewich Cohen

capa do livro

Profissão: Famoso

Como gerenciar imagens de sucesso

Karla Ikeda

capa do livro

Celebridades

A influência nos padrões de consumo no Brasil

Cristiane Zovin

capa do livro

O Anel do Nibelungo

Ramar da Costa Nunes